Início / Videoaulas / Aulas de Química / Previsão Vestibular Mackenzie – Química

Previsão Vestibular Mackenzie – Química

Prof. Kocha

Compartilhe

Olá Pessoal!! Tudo bem? Hoje vamos falar um pouquinho sobre a previsão para a prova do Mackenzie.

Analisando o estilo de prova dos últimos vestibulares podemos observar algumas tendências de assuntos. Em primeiro lugar vamos dividir a Química em três grandes áreas (para tornar mais simples a nossa análise). São essas:

  • Química Geral e Inorgânica;
  • Físico-Química;
  • Química Orgânica.

Em Química Geral e Inorgânica o assunto que é presença garantida em todos os anos é o Cálculo Estequiométrico. É importante você saber montar as relações Massa-Mol-Partículas (átomos ou moléculas), bem como resolver exercícios que envolvam volumes de gases. Outro assunto que podemos observar que aparece com frequência são as Reações Inorgânicas, desde reconhecimento dos tipos de reações (Síntese, Decomposição, Deslocamento e Dupla Troca) até prever os produtos formados em uma reação. Outro tópico que vale ressaltar aqui é a Geometria Molecular e Polaridade. É importante você saber reconhecer as geometrias das moléculas (linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica) bem como reconhecer se uma molécula é polar ou apolar, o que definirá sua solubilidade nos diversos solventes.

Em Físico-Química o vestibular do Mackenzie se mostra bastante diversificado na cobrança dos assuntos. Vale ressaltar aqui o tema Equilíbrios Químicos, desde os cálculos das constantes de equilíbrios (Kc) até deslocamentos de equilíbrios (Princípio de Le Chatelier). Outro assunto que podemos destacar aqui é Soluções e Solubilidade aparecendo cálculos de concentrações (concentração em massa, concentração molar), diluição e misturas de soluções. Normalmente solubilidade vem relacionada com Polaridade. Vale destacar também o tema Termoquímica relacionado ao cálculo de ∆H e o reconhecimento se a reação é endotérmica ou exotérmica.

E por último, mas não menos importante, temos a Química Orgânica. Vale destacar dois assuntos: Funções orgânicas (reconhecimento e nomenclatura) e Isomeria. Nas questões de Química Orgânica vemos uma diversidade nos assuntos de cada alternativa da questão: Uma mesma questão pode abordar o reconhecimento de funções, isomeria, solubilidade e outros assuntos, por exemplo.

Esperamos que vocês tenham um ótimo exame vestibular e muito sucesso na carreira!!!

Um abraço.

  • Aula em vídeo – Plano Inclinado(Prof. Caco)

  • Ciclo Menstrual(Prof. Amaral)