Início / Blog / Vestibular / O Que Estudar para o Vestibular Mackenzie?

O Que Estudar para o Vestibular Mackenzie?

Responsive Image

O tradicional Vestibular Mackenzie tem duração de 4 horas e é composto por uma redação e por 60 questões de múltipla escolha divididas da seguinte forma: 11 questões de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa e 7 questões de cada uma das demais matérias da base nacional do ensino médio (Língua Inglesa, Física, Química, Matemática, Biologia, Geografia e História). Aos candidatos de Arquitetura e Urbanismo e Design também é aplicada uma prova de habilidade específica, com duração de 3 horas, que cobra as seguintes características: desenho de observação, percepção, expressão, interpretação, memorização e criatividade.

Os principais cursos da Universidade presbiteriana Mackenzie são:

Direito, Arquitetura e Urbanismo, Design, Administração, Economia e as Engenharias.

Vamos destacar os principais assuntos cobrados no vestibular, matéria por matéria.

GEOGRAFIA

Leitura de textos e mapas é essencial pra a resolução das questões de geografia do Brasil. Já em geografia geral, o aluno deve ficar atento aos quatro principais continentes. Pensando em Atualidades, o Mackenzie cobra o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo nos últimos anos.

FÍSICA

Um ponto importante dessa prova é que alguns assuntos são constantes e normalmente aparecem condensados numa só questão complexa. Um exemplo clássico é velocidade média, MRU e MRUV aparecendo na mesma questão. Os principais temas são: Mecânica, Termologia, Óptica e Eletricidade.

BIOLOGIA

Em botânica, o aluno deve saber os principais ciclos reprodutivos. Cadeias e teias alimentares é o ponto mais importante de Ecologia. Em Genética cobra-se os grupos sanguíneos (sistemas ABO e Rh). Na parte de Fisiologia, os sistemas nervoso, endócrino e circulatório aparem com muita frequência.

HISTÓRIA

Em História do Brasil, o assunto mais cobrado sobre o período colonial é a economia. A questão do escravismo também é muito trabalhada pelo vestibular. O Regime Militar (1964-1985) é sempre destaque. Em História Geral, na parte de Antiguidade, um dos assuntos mais cobrados trata da democracia ateniense e suas características. Na Idade Contemporânea o assunto que mais consta nas provas é a disputa ideológica entre capitalismo (EUA) e socialismo (URSS).

MATEMÁTICA

De acordo com as últimas provas, pode-se perceber que os temas mais incidentes são: Trigonometria (relação fundamental e auxiliares), análise de gráficos de funções, geometria plana (áreas) e geometria espacial (volumes), análise combinatória (princípio fundamental da contagem) e probabilidades. As progressões aritmética e geométrica podem aparecer condensadas na mesma questão.

LÍNGUA PORTUGUESA

É fundamental saber interpretar textos no Vestibular Mackenzie, pois é a partir dos textos que são abordados os pontos gramaticais e os movimentos literários. Não há uma lista de obras de leitura obrigatória.

REDAÇÃO

A proposta de redação do Mackenzie é composta de uma imagem e três textos verbais. A relação entre esses elementos é fundamental para conseguir boa pontuação nesta prova. O tema é definido, então, a partir da interpretação do candidato. Assim, tanto a qualidade da leitura quanto a da escrita são avaliadas. O gênero da redação segue o modelo tradicional, dissertativo-argumentativo, com uma tese que expressa opinião do autor e argumentos consisitentes para defendê-la.

QUÍMICA

Em Química Geral e Inorgânica, Cálculo Estequiométrico é presença garantida em todos os últimos anos. Em Físico-Química o vestibular do Mackenzie cobra assuntos diversos. Em Química Orgânica, destacam-se as funções orgânicas e Isomeria.

LÍNGUA INGLESA

Há sempre 2 textos e uma tirinha para serem interpretados na prova. Os conceitos gramaticais são cobrados nos próprio textos.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Entre em contato com o Hexag

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Sobre o autor

Equipe Hexag Mackenzie

Turmas específicas para o Vestibular Mackenzie.